domingo, 20 de junho de 2010

Inscrições estarão abertas na próxima segunda-feira

As inscrições ao Enem 2010 poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira, dia 21, até o dia 9 de julho. As inscrições serão feitas exclusivamente pela Internet e será exigido o número de CPF do participante.

O CPF é um número único que cada cidadão brasileiro economicamente ativo deve possuir. Ele é individual, o que significa que o participante do Enem não poderá usar o número de CPF de seu pai ou de sua mãe, qualquer que seja sua idade. O próprio sistema de inscrição irá impedir essa prática, pois ao digitar o número do CPF, o sistema buscará informações de seu titular na base de dados da Receita Federal. Quem tiver mais de 16 anos poderá solicitar seu CPF em uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. O pai, a mãe ou o responsável legal deve solicitar CPF para os menores de 16 anos. Não é possível tirar CPF pela Internet.

A taxa de inscrição é de R$ 35,00, mas alunos da última série do Ensino Médio em escolas públicas não a pagam. Poderão ser isentos de taxa os estudantes que tiverem concluído o Ensino Médio nos anos anteriores e estudantes de escolas privadas, desde que não tenham condições de pagá-la e assinem declaração de carência.

Além dos dados cadastrais, o participante deverá responder ao questionário socioeconômico no próprio ato de inscrição. O questionário é composto por poucas questões a serem respondidas diretamente na Internet.

A redação e as quatro provas do Enem, cada uma com 45 questões, serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro. No sábado, dia 6, haverá prova de ciências da natureza e ciências humanas. No domingo, dia 7, deverá ser feita a redação e haverá prova de matemática, linguagens e códigos. O participante deverá optar por uma língua estrangeira, inglês ou espanhol, no momento da inscrição. Em ambos os dias a prova terá início às 13h. O encerramento ocorrerá às 17h30 no sábado e 18h30 no domingo.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Inscrições para o Enem 2010 começam em 21 de junho

Inscrições para o Enem 2010 vão de 21 de junho a 9 de julho
O presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, anunciou hoje que as inscrições para o Enem 2010 começam no dia 21 de junho, e seguem até 9 de julho. O anúncio foi feito durante entrevista concedida ao lado da secretária de educação superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari Bucci. As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro.
O exame continuará com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para a edição deste ano é a inclusão de língua estrangeira. No momento da inscrição, o aluno deverá escolher entre o inglês e o espanhol.
No primeiro dia do Enem (sábado, 6 de novembro), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo, os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, e também terão de fazer uma redação. No primeiro dia, o exame começará às 13h e acabará às 17h30m. No segundo, os estudantes terão uma hora a mais e a prova terminará às 18h30m.
Será cobrada a mesma taxa de inscrição das edições passadas, R$ 35,00. Os alunos de escolas públicas são isentos. Como nos anos anteriores, as provas também serão aplicadas nos presídios, em datas diferentes. Os detalhes serão publicados em uma portaria na próxima semana.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

NOTÍCIAS DO VESTIBULAR

FUFPA define regras para o processo seletivo 2011

O Consepe (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) da UFPA decidiu adotar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como uma das etapas do processo seletivo da Instituição, já a partir do próximo vestibular. A seleção ficará a cargo completo da Universidade, que não adotará o Sistema de Seleção Unificado do Ministério da Educação (SISU), apenas o Enem, tendo total autonomia para definir as regras internas do certame.

A prova do Enem é formada por 180 questões, sendo 45 de cada disciplina, contemplando quatro grandes áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e sua Tecnologias, mais uma redação. O Exame Nacional será considerado uma primeira etapa para ingresso na Federal Paraense, apresentando ponto de corte apenas na redação, que deverá exigir pontuação mínima para a aprovação do candidato à próxima fase.

Outra decisão relativa ao processo é a de que a prova do Enem e a prova local como segunda etapa a ser ofertada pela UFPA terão pesos iguais, ou seja, a ponderação para computar o resultado final levará em consideração o desempenho dos candidatos nas duas provas com importância de 50% para cada uma. Somente a prova específica da UFPA deverá estabelecer um número mínimo de acertos de questões.
A prova local será elaborada na mesma matriz do conteúdo programático do Exame Nacional, mas deverá conter questões com abordagem de aspectos regionais, contextualizando a realidade da região amazônica nas habilidades que se esperam ser do conhecimento do candidato. A decisão foi tomada pelos conselheiros com base em ampla discussão sobre a importância de o aluno ingressar no ensino superior com conhecimento global, sem, no entanto, negligenciar as especificidades do contexto regional.
A priori, a etapa a ser elaborada pela UFPA apresentará um total de 55 questões objetivas, sendo 5 referente a cada uma das 11 disciplinas que constam no currículo escolar do ensino médio. Como a etapa do Enem já trará a prova de redação, a segunda não exigirá do candidato a elaboração de textos. Mas, diferentemente do Exame Nacional, a UFPA manterá a exigências das leituras obrigatórias e da prova de língua estrangeira, podendo o candidato optar por Inglês, Espanhol, Francês, Alemão ou Italiano.


UFPA acabará com o vestibular seriado em 2011

Foi aprovada, na última sexta, em reunião do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (CONSEP) da Universidade Federal do Pará (UFPA), uma alteração no processo seletivo. A partir de 2011, o Processo Seletivo Seriado (PSS) será extinto, dando lugar a um processo constituído por apenas um dia de prova.
No novo processo, a prova constará de uma redação e questões de múltipla escolha, envolvendo leitura e interpretação de texto, pensamento reflexivo e assuntos da atualidade local e global.
O novo processo seletivo só entrará em vigor a partir de 2011, pois é necessário antes finalizar o ciclo do PSS que se inicia em 2008.
A mudança resulta de uma avaliação realizada durante os três ciclos do PSS e da busca por custo operacional compatível com a realidade sócio-econômica da região.


UEPA divulga calendário de provas de 2011

As provas estão marcadas para novembro
A Universidade do Estado do Pará (UEPA) divulgou nesta segunda-feira (12) o edital referente a estrutura, calendário, critérios de eliminação e ponto de corte dos Processos Seletivos 2011 (PRISE e PROSEL).

De acordo com o edital, as provas estão marcadas para novembro. A primeira etapa do processo será no dia 28 de novembro. A segunda e terceira certame, acontecem no dia 29 de novembro e 12 de dezembro, respectivamente.

Os candidatos que optarem pelos cursos de bacharelado e licenciatura em música serão submetidos ao exame habilitatório, que acontece nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.
Critérios de eliminação
Serão considerados eliminados para a 3ª etapa, os candidatos que não obtiverem a somatória de 40 pontos nas 1ª e 2ª etapas e/ou zero de acertos em quatro ou mais disciplinas. Além de tiverem menos de 12 pontos na prova subjetiva da 3ª etapa.
Até o dia 31 de agosto, a UEPA estará divulgando informações sobre as normas e procedimentos para inscrições, além de cursos e vagas oferecidas no certame.



ProUni

O ProUni - Programa Universidade para Todos tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.
Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.



ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES
PRISE/PROSEL
UEPA

INSCRIÇÃO PARA ISENÇÃO:
Data: DE 04 A 21 DE MAIO DE 2010
Documentos Necessários:
1 – Comprovante da Renda Familiar, de até 2 salários mínimos (através de cópia de contra cheque de abril de 2010 ou declaração feita pelo próprio punho);
2 – Cópia da Carteira de Identidade;
3 – Declaração da escola de que estuda em escola pública desde o 1º ano do Ensino Médio;
4 – Ficha de inscrição, preenchida no site WWW.uepa.com.br
Entrega:
.Todos as cópias dos documentos, juntamente com a ficha de inscrição deverão ser entregues na UEPA, até dia 28 de maio de 2010.
. Os alunos que não entregarem os documentos necessários, serão eliminados do processo.

OBSERVAÇÕES SOBRE O PRISE:
1 –QUEM OBTEVE A ISENÇÃO NOS ANOS ANTERIORES, NÃO NECESSITARÁ SOLICITÁ-LA ESTE ANO, POIS É VÁLIDA PARA OS 3 ANOS;
2 –FORAM OU SERÃO APROVADOS OS ALUNOS QUE OBTIVERAM OU OBTIVERÃO SOMADOS NAS DUAS PRIMEIRAS FASES,
NO MÍNIMO 40 PONTOS ;
3 – OS ALUNOS QUE PERDERAM A 1ª OU
2ª FASE DO PRISE, NÃO PODERÃO INSCREVER-SE PARA PRISE 2ª OU 3ª FASE, ENTRETANTO PODERÃO FAZER NORMALMENTE O PROSEL(AO FINAL DO
3º ANO)


Enem 2010 pode ser no primeiro fim de semana de novembro
Da Agência Brasil
Em Brasília

O Ministério da Educação (MEC) estuda a possibilidade de realizar o de 2010 nos dias 6 e 7 de novembro. Na terça (23), durante reunião com os reitores das universidades federais, o MEC apresentou um cronograma preliminar, com início das inscrições em junho e encerramento do processo em janeiro de 2011. As datas, entretanto, ainda estão sendo analisadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ).
Em uma ocasião anterior, o ministro da Educação, Fernando Haddad, já havia informado que as provas deveriam ocorrer apenas após o segundo turno das eleições. Mesmo sem duas edições do Enem ao ano previstas anteriormente, ontem o MEC confirmou que haverá uma nova rodada do Sisu(Sistema de Seleção Unificada) em . Os alunos interessados em disputar vagas em instituições públicas de ensino por meio do sistema deverão utilizar a nota do Enem 2009.

Dia Mundial do Livro






Dia 23 de abril, nossa Escola, através da Biblioteca João de Jesus Paes Loureiro, comemorou o Dia Mundial do Livro. Naquela ocasião, houve a abertura da Exposição "O Livro através da História", onde apresentou-se desde as Tábulas, passando pelo Pergaminho, Papiro, Códex, Enciclopédias, até o e-book.
Ainda dentro da programação, houve a Mesa "Escritores Contemporâneos do Marajó", com a presença do Poeta Antônio Muribeca, que relatou sua experiência como poeta , radialista e historiador.

SALVE OS POETAS!!!






A escola Salomão Matos, através da sua biblioteca João de Jesus Paes Loureiro, realizou no dia 22 de março uma programação em homenagem ao Dia Mundial da Poesia, com a exposição "A história da poesia em Língua Portuguesa" e também painéis com poesias paraenses e concretas. Também naquele momento foi divulgado o resultado do concurso de poesias e declamação, brincadeiras educativas e muita música.
O professor André também deu sua colaboração falando da origem da poesia na Grécia e comentou sobre alguns mitos gregos.