terça-feira, 17 de agosto de 2010

Universidade Federal do Pará desliga seis estudantes

Seis alunos que ingressaram na UFPA (Universidade Federal do Pará) no Processo Seletivo 2010 por meio do sistema de cotas foram desligados da instituição. Os candidatos aprovados não conseguiram comprovar que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, requisito exigido. Um deles responderá a um processo no MPF (Ministério Público Federal) por apresentar um comprovante de que teria estudado na Escola Estadual Doutor Justo Chermont considerado falso pela Seduc (Secretaria de Estado de Educação). Cinco alunos de Medicina e um de Engenharia Civil serão chamados para preencher as vagas que ficaram disponíveis.
De acordo com o reitor da UFPA, Carlos Edilson de Almeida Maneschy, desde o início do ano, 20 candidatos eram investigados pela universidade. Destes, 12 apresentaram a documentação adequada, dois não efetuaram a homologação e seis tiveram sua habilitação revogada. Nenhum chegou a estudar na instituição, pois faziam parte das turmas que começariam o ano letivo em agosto. A partir de hoje, o edital de convocação aos alunos que deverão preencher as vagas remanescentes será divulgado no site da instituição. A habilitação dos calouros ocorrerá ainda esta semana e o ingresso nas aulas será no dia 23.
Para investigar a situação dos alunos, a universidade constituiu uma Comissão de Processo Administrativo Anulatório. 'A Comissão analisou e inabilitou os que não atestavam de maneira clara que teriam cursado todo o ensino médio em escolas públicas. Dos seis, um, além de inabilitado, será denunciado ao Ministério Público Federal por falsificar um documento oficial da escola Justo Chermont. Os outros cinco não comprovaram a condição exigida por alunos cotistas. Alguns apresentaram o exame do Desu (Departamento de Ensino Supletivo) como certificado de conclusão em escola pública e não o documento de conclusão em todo o ensino médio', disse.
O reitor explicou que a análise dos documentos dos candidatos aprovados é feita após a publicação do resultado, no processo de habilitação. Segundo ele, não há possibilidade dos alunos recorrerem da decisão de forma administrativa. 'O processo está encerrado na esfera interna da universidade. Qual será a consequência em termos legais, eu não posso precisar. A comissão concedeu o direito de defesa, o processo já foi concluído e homologado pela procuradoria', esclareceu. Essa foi a primeira vez que foi constituída uma comissão para averiguar a documentação dos estudantes. 'A mensagem que queremos passar é a de que a universidade está alerta a estas tentativas e agindo para a correção de distorções', frisou.
UFPA recebe mais de 50 mil na volta às aulas - Mais de 50 mil alunos retomaram o ano letivo nos campi da UFPA. Estudantes da educação básica, ensino superior, especialização e cursos livres se disseram ansiosos pelo recomeço das atividades acadêmicas. Para o Sindtifes (Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior), a expectativa é de um semestre sem greves, mas com reivindicações. Já a Proeg (Pró-Reitoria de Ensino de Graduação) comemorou os novos projetos para a formação profissional de alunos da graduação.
Para a pró-reitora de Ensino de Graduação, Marlene Freitas, o segundo semestre deste ano será de novidades para alunos e professores. 'Na graduação, o programa de monitoria recebeu uma boa demanda. Ele cria oportunidades para os alunos desenvolverem atividades extracurriculares', disse. Marlene afirmou que novos projetos para formação profissional de docentes dos cursos de licenciatura estão em desenvolvimento na Proeg. Ela adiantou que no Fórum de Graduação, formado pelos diretores das faculdades, está em discussão uma política de estágios profissionais.
A volta às aulas foi esperada com ansiedade por muitos alunos da instituição. Os estudantes do quarto semestre da Faculdade de Biologia contaram que as aulas começaram uma semana antes da data prevista no calendário acadêmico.

Fonte: ORM

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

XIV Feira Pan-Amazônica do Livro

Início: 27/08/2010 10:00
Final: 05/09/2010 22:00
Evento: Tendo reunido 510 mil pessoas durante dez dias de evento em 2009, a décima quarta edição da Feira Pan-Amazônica do Livro promete mais surpresas para o público, dessa vez viajando pela riqueza cultural africana dos países que falam português. Com o tema “África: povo que fala português”, a Feira terá como patrono o paraense Bruno de Menezes, que teve uma obra intimamente ligada ao africanismo e à cultura negra no Brasil.

Período: 27 de agosto a 5 de setembro.

Objetivos: Para esta nova edição são esperadas muitas novidades e a presença de várias personalidades literárias e shows com grande atrações. Atualmente a Feira é a terceira maior do Brasil e vem crescendo ao longo dos anos.

Visitação: 10h às 22h

Shows principais no deck: 22h

Realização: Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia em parceria com a Secretaria de Cultura - Secult e Governo do Estado.

Informações: (91) 3344-0100, 3344-0106 e através do email feiradolivro2010@gmail.com

Fonte: Site do Hangar

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

11/08/2010 - 07h30 Justiça suspende licitação para impressão das provas do Enem

A Justiça mandou suspender a licitação para a impressão das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Mais de 4,6 milhões de estudantes de todo o país já se inscreveram para o exame que substitui os vestibulares em muitas universidades, principalmente as federais.
Pela licitação para a contratação da gráfica que vai imprimir as provas do Enem, o trabalho deveria começar na quinta-feira (12), e iria até o dia 27 com o procedimento de pré-impressão do material. Depois, dia 28, haveria a aprovação do trabalho. E no dia 30, finalmente, o início da impressão.
Mas por um a ordem judicial o pregão eletrônico está suspenso, e só será retomado no dia 16 de agosto, quatro dias depois da data marcada para o começo do trabalho gráfico.
Segurança - A discussão começou logo depois que foi anunciado o resultado do pregão. A gráfica Plural ficou em primeiro lugar porque ofereceu o menor preço. Mas ela foi desclassificada, pois seu serviço foi recusado, segundo o MEC (Ministério da Educação e Cultura), por não comprovar atendimento aos requisitos de segurança e sigilo na impressão.
Os advogados da gráfica recorreram por meio de um mandado de segurança para impedir a desclassificação da concorrência, e conseguiram uma liminar suspendendo temporariamente todo o processo de escolha da empresa que vai imprimir as provas.
Foi na gráfica Plural, na região metropolitana de São Paulo, que alguns exemplares da prova do Enem no ano passado foram roubados, o que provocou o adiamento da data do Enem na época.
Este ano foi aberta uma licitação específica para contratar a gráfica. O vencedor terá de obedecer dezenas de regras de segurança, como vigilante a cada 100 m², segurança 24 h em cada um dos acessos, portaria blindada e uniforme diferenciado para os funcionários. As roupas não podem ter bolsos ou compartimentos para guardar objetos.
Tem essa questão para o judiciário decidir. Se a exigência que limita inquestionavelmente a competição é uma exigência razoável ou é uma exigência excessiva', diz o advogado Carlos Ari Sundfeld.
O Enem sera realizado nos dias 5 e 6 de novembro. O MEC diz que essa suspensão não vai atrapalhar o cronograma do exame porque ele já foi feito prevendo eventuais atrasos.
A gráfica Plural não quis falar sobre o assunto.


Fonte: G1

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Informações de inscritos no Enem vazam na internet

Informações sigilosas dos estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vazaram na internet, na terça-feira (3), no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização da prova.
Os dados disponíveis no site eram de estudantes inscritos nos exames de 2007, 2008 e 2009. Foram exibidas informações como nome, RG, CPF, notas e número da matrícula, que deveriam ser mantidas em sigilo.
Assim que foi constatado o erro, houve a correção. O Ministério da Educação afirma que vai apurar o que houve e já admite até a possibilidade de demissão dos responsáveis Ainda segundo o ógão, a falha não compromete o resultado das três últimas edições do exame.