quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Enem: 25 mil novas vagas em Universidades Federais

Universidade do Oeste do Pará é uma das que vai adotar o exame. UFPA já utiliza em sua primeira fase
Mesmo com a fraude do ano passado e após informações confidenciais de candidatos terem vazado neste ano, as universidades federais do país estão dando um voto de confiança ao Enem e vão ampliar a utilização do exame nos seus vestibulares.
Juntas, 20 das 59 federais vão ofertar pelo Sisu (sistema do Ministério da Educação que seleciona alunos só com a nota do Enem) ao menos 18.522 vagas a mais do que no primeiro semestre deste ano.
Além disso, outras três universidades, as recém-criadas Ufopa (oeste do Pará) e Unilab (Integração Luso-Afro-Brasileira) e a UFCG (Campina Grande) já decidiram que usarão só o Enem para preencher suas 6.125 vagas, mas não optarão necessariamente pelo Sisu.
Somadas, essas 24.737 novas vagas representam um aumento de mais de 50% no total de postos cuja seleção se dá só pelo Enem. No primeiro Sisu, realizado no início deste ano, havia 47.913 vagas. Agora, já são mais de 70 mil confirmadas.
Esse total, porém, ainda deve aumentar, porque muitas instituições não definiram quantas vagas vão oferecer para o ano letivo de 2011. Só sabem que, por fazerem parte do Reuni (programa de expansão de vagas do governo federal), esse número será maior que o do ano passado.
É o caso da UFRB (Recôncavo da Bahia), que não definiu vagas, mas é certo que ao menos as 2.090 do ano passado estarão no sistema.

ADESÕES DE PESO
Uma das melhores universidades do país, segundo avaliação do MEC, a UFSCar (federal de São Carlos) deu adeus ao seu vestibular e vai selecionar seus calouros apenas pela nota do Enem.
Das 59 universidades federais, apenas três ainda não definiram como será o vestibular do ano que vem: a Unifap (Amapá), a UFG (Goiás) e a Unifal (Alfenas).
Todas as outras 56 vão usar a nota do exame nacional de alguma forma, seja como primeira fase - UFPA (Pará) -, seja na seleção de alguns cursos - UFRN (Rio Grande do Norte), Unifesp (São Paulo) -, seja para preencher as vagas remanescentes - UFS (Sergipe).
A UFPB (Paraíba), uma das instituições nordestinas que mais oferece vagas, vai aderir ao Sisu aos poucos.
Em 2011, serão destinadas ao sistema 10% das vagas. Em 2012, 20%; 40% em 2013 e assim sucessivamente, até uma adesão total em 2015. “Queremos fazer, a cada ano, uma avaliação do processo”, diz Valdir Barbosa, pró-reitor de graduação.
Diário Enem 2010 ajudará candidatos
A partir do próximo dia 8 de setembro e sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, os candidatos que farão a prova do Enem vão contar com uma enorme ajuda: o DIÁRIO passará a publicar a série “Diário Enem 2010”.
Com patrocínio da Claro, a série será dividida em blocos temáticos que permitirão oferecer uma ampla visão sobre cada tema proposto. Para desenvolver este projeto inédito, o DIÁRIO conta com o acompanhamento de especialistas que vão orientar os leitores sobre o conteúdo do exame.
Segundo Nilton Lobato, gerente comercial do jornal, a linha editorial apresentará um perfil didático, oferecendo uma navegação fácil e respostas às principais dúvidas dos estudantes. O “Diário Enem 2010” será no formato tabloide, com 21 fascículos de 12 páginas cada, que serão encartados no jornal. O último vai circular no dia 22 de outubro.
Lobato destaca a qualidade do material didático elaborado por professores para ajudar os alunos a se prepararem para as provas do Enem. “No Norte lançaremos com exclusividade essa possibilidade, que vai levar muitas informações aos mais de 160 mil inscritos no Pará para o exame”, destaca.
Daniella Barion, gerente de Marketing do DIÁRIO, lembra que o Enem trabalha as habilidades e competências de cada um, de maneira diferenciada. “O DIÁRIO irá oportunizar aos candidatos formas para que tenham melhor preparação para alcançar um melhor resultado no exame. Muitas escolas já trabalham em cima desse método, outras não”, disse. “Vamos democratizar a informação, dando dicas e exercícios para auxiliar nessa etapa da vida de milhares de estudantes”, assegura.
A SÉRIE - Serão 21 fascículos de 12 páginas cada que serão encartados no DIÁRIO DO PARÁ às segundas, quartas e sextas, de 8 de setembro a 22 de outubro

CONTEÚDO
O DIÁRIO conta com um grupo de especialistas que vai orientar sobre o conteúdo do exame. A linha editorial terá um perfil didático, com uma navegação fácil e respostas às principais dúvidas dos estudantes.

HOTSITE - O DIÁRIO Online vai criar um hotsite exclusivo. Navegando nele, o interessado encontrará um campo onde poderá se cadastrar e ter acesso aos fascículos. Serão três por semana, sempre às segundas, quartas e sextas. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário