quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Feira ajuda estudantes a escolher uma profissão

O período de inscrição nos vestibulares já começou, mas muitos jovens ainda nem sabem qual carreira profissional pretendem seguir.

Para ajudar, várias instituições de ensino superior oferecem programações para esclarecer aos estudantes sobre os cursos oferecidos. Visando este esclarecimento, acontece há três anos a Feira Vocacional. Este ano o evento está sendo realizado até hoje no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Ufra, Uepa, Iesam, Esamaz, Fibra e Faci estão orientando sobre os cursos que cada uma oferece.

Segundo Luis Otávio Airosa, coordenador de ensino médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a feira pretende mostrar aos jovens que ainda estão indecisos um conhecimento prático sobre as profissões, assim como as oportunidades no mercado de trabalho.

“A intenção é criar um ambiente onde possamos reunir várias faculdades e universidades, para garantir um acesso dos estudantes à informação sobre cada curso”, afirma. A feira está aberta das 8h às 20h, com entrada franca.

Ronam Santos, aluno de uma escola pública de Ananindeua, conta que conseguiu tirar várias dúvidas sobre dois cursos que pensa em fazer. “Queria engenharia elétrica ou de automação. Aqui na feira eu pude saber mais sobre essas profissões. Ainda não escolhi, mas o que eu aprendi aqui vai me ajudar a escolher melhor”.

Luis Otávio Airosa afirma que muitos jovens são indecisos por questões familiares e financeiras. “Muitos fazem um curso por orientação ou obrigação dos pais, ou então só pensando em quanto vão ganhar depois de formados. O estudante deve pensar sobre o que tem aptidão para fazer e o que o mercado oferece. Deve haver esse equilíbrio”, completa.

SERVIÇO

A Feira acontece no Hangar Centro de Convenções até hoje, de 8h às 20h. A entrada é franca. Participam Ufra, Uepa, Iesam, Esamaz, Fibra e Faci. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário